deuseafamiliaPr. Paulo Brasil

A Escritura é lente que nos permite enxergar corretamente, fio que nos guia no labirinto e mestra que nos ensina. Tentar entender, por exemplo, família sem as Escrituras é: não enxergar a vontade de Deus, não saber que caminho tomar neste labirinto e não ter mestre que lhe ensine.

A Escritura Sagrada revela que o nosso único e verdadeiro Deus é Triuno. Ele revela-se em família: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Tendo esta verdade diante dos nossos olhos, podemos afirmar que não apenas a família foi criada por Deus, mas, também, que ela tem a impressão da Trindade. Veja o que diz a Escritura Sagrada: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gênesis 2:24). Serão ambos uma só carne. Os dois que se tornam um. Esta unidade e diversidade encontram seu sentido na Trindade.

Deus é o Criador do homem e da mulher, o Inaugurador do casamento, e o Santificador do matrimônio. Na esteira do pensamento de Bavinck podemos parafrasear Tiago 1:17. Todo dom perfeito e bem no homem, mulher, e filhos vem de cima, do Pai das luzes, em quem não há nenhuma sombra ou variação de mudança. Todo ser humano foi criado – como um ser humano, mas também como homem ou mulher, cada um como um indivíduo, mas em mutua comunhão – na imagem de Deus.

Tendo em vista este pequeno arrazoado podemos inferir algumas verdades:

Primeiro, o conceito de família não é determinado por voto popular, mas pelo ser de Deus revelado nas Escrituras. Qualquer oposição a este conceito bíblico é uma afronta ao próprio Deus.

Segundo, Deus criou a diversidade e ela tem nome, homem e mulher. Esta verdade nega que a Bíblia seja contra diversidade, mas com certeza a Bíblia nega qualquer outro gênero que não estes estabelecidos na Bí- blia. Por isso levantar-se contra este conceito de diversidade é levantar-se contra a Sabedoria de Deus que criou apenas o homem e a mulher.

Terceiro, Deus nos criou para a Glória do Seu nome: Este é o fim da doutrina da criação. Sendo Deus o Criador, ele nos fez com um propósito. Isto está revelado nas Escrituras também. “Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. amém!” (Romanos 11:36). Somente por meio de Jesus Cristo podemos dar Glória a Deus. Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos sé- culos. Amém! Por meio do filho, no poder do Espírito Santo, nós damos glória ao Pai.

Aprendemos que na criação a Trindade Augusta imprimiu em nós a unidade na diversidade. E aprendemos no fim que por meio do Filho, Jesus Cristo, a Glória é dada ao Pai no poder do Espírito Santo. Tanto na criação como na redenção a Trindade nos ensina a viver em família.

deuseafamiliaBendito seja o Deus Triuno!