passeiospedagogicos

O aprendizado acontece dentro e fora da sala de aula. Com essa proposta, a Academia Cristã de Boa Viagem levou os alunos a circularem pela cidade e até atravessando a fronteira do Estado em passeios que conectaram o conhecimento teórico, adquirido em classe, com a observação e vivência de experiências que facilitam a assimilação dos conteúdos pedagógicos para cada faixa etária.

Os alunos do primeiro e do quinto ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de Visitar o Espaço Ciência, que é o maior museu a céu aberto do País voltado para a aprendizagem científica. Os estudantes que participaram desse passeio exploraram o planetário, o parque dos dinossauros e o espaço Terra.

A turminha do segundo ano do Fundamental viajou 30 quilômetros até chegar ao Parque Fazenda Amigos da Natureza, que fica no município de Igarassu. A proposta desse passeio é de uma formação ecológica, ensinando a criançada a respeitar o meio ambiente e os animais.

A história inspirou as visitas do terceiro ano (para o Museu Cais do Sertão) e quarto ano (que caminhou pelas cidades de Recife e Olinda) do Ensino Fundamental. Enquanto o terceiro vivenciou uma imersão na vida do homem sertanejo, o quarto ano mergulhou na trajetória de organização das cidades, abordando desde os seus ecossistemas e toda a cultura e os acontecimentos históricos que marcam seus prédios e ruas.

Destacamos ainda a viagem do 1º Ano do Ensino Médio para a Esta- ção Ciência, Cultura e Artes, de João Pessoa, que promove uma experiência qualificada de aprendizagem de disciplinas como física e química. O espaço tem projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e dispõe de visitas monitoradas em atividades em seu planetário, promove exposições, além de proporcionar conhecimentos de robótica.

TURISMO PEDAGÓGICO

Essa modalidade de ensino, através de visitas fora do ambiente escolar, tem sua origem ainda no século XVIII, na Europa. A prática dos passeios pedagógicas vem ganhando lentamente força no sistema educacional brasileiro, mas é reconhecida pelos docentes como uma ferramenta motivadora para dar um encanto ao processo de aprendizagem.